Equipamentos modernos permitirão cirurgias menos invasivas e mais seguras em nove municípios
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) tem reforçado a estrutura hospitalar do interior de Mato Grosso do Sul com a entrega de 11 sistemas completos de videolaparoscopia – também chamados de torres de vídeo rígidas – a unidades de saúde da rede pública. Os equipamentos vão permitir a realização de cirurgias minimamente invasivas, com maior segurança, menor risco de infecção e tempo reduzido de internação para os pacientes.
A ação faz parte do processo de regionalização da saúde e contempla, de forma estratégica, unidades hospitalares com base nas necessidades específicas de cada macrorregião. Os municípios beneficiados com os novos sistemas são: Aquidauana, Costa Rica, Coxim, Maracaju, Nova Andradina, Paranaíba, Dourados, Três Lagoas e Ponta Porã.
Cada torre de videolaparoscopia é composta por câmera de alta definição, monitor, fonte de luz, insuflador e outros componentes necessários para a realização dos procedimentos cirúrgicos com tecnologia de ponta.
A aquisição dos equipamentos foi possível por meio de recursos estaduais e federais, viabilizados por propostas cadastradas e emendas parlamentares.
Para garantir a correta operação das torres, a SES também promoveu capacitação técnica especializada aos profissionais de saúde das unidades contempladas.
A superintendente de Atenção à Saúde da SES, Angélica Cristina Segatto Congro, destacou a importância da iniciativa:
“Estamos investindo em tecnologia e capacitação para garantir um atendimento mais seguro, eficiente e humanizado. Essas torres representam um avanço importante na qualidade da assistência prestada à população.”
A entrega dos equipamentos reforça o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e com a descentralização do acesso a serviços especializados em todo o território sul-mato-grossense.