Competição reuniu quase 200 atletas em Itaporã; atleta de Iguatemi venceu no feminino e pernambucana de 61 anos completou percurso
A 6ª edição da Meia Maratona do Fogo foi realizada neste domingo (20) com largada às 6h30 no Ginásio Municipal Marcelo Carbonaro Faleiros, em Itaporã, reunindo cerca de 200 atletas de diversas cidades de Mato Grosso do Sul e outros estados. A prova teve percurso de 21 km e foi marcada por organização elogiada, segurança e emoção do início ao fim.
Com tempo de 1h10min39s, o douradense Rodrigo Santana foi o grande vencedor da categoria geral masculina. Ele manteve a liderança durante todo o trajeto e destacou a estrutura do evento. “Larguei forte e consegui manter um ritmo confortável, mesmo com as subidas. A organização foi impecável, com pontos de hidratação em locais estratégicos. Foi perfeito”, afirmou o campeão.
No pódio masculino geral, Rodrigo foi seguido por Walison Ferreira (1h16min09s) e Ronaldo Rodrigues (1h16min23s), ambos também de Dourados. Sérgio Andrade (1h17min58s) e Maycon dos Reis Pereira (1h23min52s) completaram os cinco primeiros colocados.
Na categoria geral feminina, a vencedora foi Janine Rodrigues de Oliveira, da cidade de Iguatemi, com tempo de 1h26min04s. O pódio feminino ainda teve Elaine Signorini (1h33min04s), Kellen Talita Barros Antunes (1h36min19s), Silvânia Lopes Gimenes (1h36min50s) e Priscila Honorato (1h39min24s).
Na categoria militar masculina, o campeão foi o bombeiro Paulo José Garcia, com 1h20min09s. No feminino, Dayane Caldeira Pinta venceu com 1h49min32s. A prova também premiou os melhores por faixa etária, desde a categoria 18 a 29 anos até acima de 70.
Um dos destaques emocionantes foi a participação da atleta Neuza Ramborger, de 61 anos, que viajou de Recife (PE) especialmente para competir. Ela completou os 21 km com o tempo de 2h10min45s, na faixa etária de 60 a 69 anos.
A largada contou com a presença de autoridades como a tenente-coronel Cláudia Caroline Rodrigues Ribeiro Porto, que ressaltou o resgate da tradicional prova, e a diretora-presidente da Funed, Giselly Amaral, que agradeceu o apoio do prefeito de Dourados, Marçal Filho, e do prefeito de Itaporã, Thiago Carbonaro, pela valorização ao esporte e à saúde.
A organização contou com oito postos de hidratação e equipes médicas do Samu e Corpo de Bombeiros em prontidão. A prova foi promovida com apoio da Fundação de Esportes de Dourados, Prefeitura de Itaporã, Federação de Atletismo de MS e Corpo de Bombeiros.