Formação a distância terá encontros presenciais semanais e seleção será feita por sorteio eletrônico
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para 320 vagas gratuitas em cursos de Inglês e Espanhol, com início previsto para o primeiro semestre de 2026. As oportunidades são para as modalidades Inglês Básico I, Inglês Básico II e Espanhol Básico I, ofertadas na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC).
Os cursos estarão disponíveis nos municípios de Amambai, Antônio João, Cassilândia, Costa Rica, Dourados, Nova Andradina e Paraíso das Águas. As inscrições devem ser realizadas até o dia 22 de janeiro, exclusivamente pela Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS.
De acordo com o instituto, a escolaridade mínima exigida varia conforme o idioma e o nível escolhido. As aulas serão majoritariamente a distância, por meio de uma plataforma virtual de ensino, mas os estudantes deverão participar de um encontro presencial por semana no polo selecionado, sempre no período noturno.
A carga horária total dos cursos varia entre 160 e 200 horas/aula, com duração média de cinco meses. O início das atividades está previsto para ocorrer entre os dias 16 e 20 de março de 2026.
Para participar do processo seletivo, o candidato deve acessar o sistema da Central de Seleção, atualizar os dados cadastrais, escolher o campus ou polo de oferta e selecionar o curso desejado. Após o envio da inscrição, é necessário confirmar a efetivação por meio do e-mail de confirmação ou diretamente no sistema.
A seleção dos inscritos será realizada por sorteio eletrônico, marcado para o dia 27 de janeiro. O resultado preliminar será divulgado em 29 de janeiro, enquanto a classificação final e a primeira chamada estão previstas para o dia 3 de fevereiro.
Os candidatos ao curso de Inglês Básico II deverão realizar uma prova on-line de nivelamento entre os dias 4 e 10 de fevereiro, com divulgação do resultado em 12 de fevereiro. As matrículas da primeira chamada ocorrerão de 13 a 27 de fevereiro. Caso ainda haja vagas remanescentes, novas convocações poderão ser publicadas pelo IFMS.