Projeto vai criar corredor viário estratégico ligando aeroporto à BR-463, com melhorias na mobilidade urbana
Via Parque ligará a região do Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida, até a Rua Décio Martins Capilé, na Vila Roma, com acesso direto à BR-463 – Foto: A. Frota
A construção da Via Parque do Córrego Água Boa, em Dourados, chegou a 82% de execução e deve ser finalizada até novembro deste ano. A informação foi confirmada durante vistoria técnica realizada nesta quarta-feira (30) pela Prefeitura, representada pelo prefeito Marçal Filho e o secretário municipal de Obras, Jorge de Lúcia.
Considerada uma das maiores intervenções viárias da cidade, a obra é financiada com recursos do Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata) e contrapartida da Prefeitura. A via conectará o Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida, até a Rua Décio Martins Capilé, na Vila Roma, com acesso direto à BR-463.
A intervenção inclui ainda a duplicação da Rua Aziz Rasselen, que já tem aproximadamente 50% dos serviços executados e também deve ser entregue até o mês de novembro. “As duas obras vão se interligar e criar um importante corredor viário, ligando o aeroporto municipal à BR-463 por vias duplicadas, o que representa um avanço significativo para a mobilidade urbana de Dourados”, afirmou o prefeito.
De acordo com o secretário Jorge de Lúcia, os 18% restantes da obra compreendem a pavimentação de cerca de 200 metros na própria Via Parque e outros 200 metros na Rua Alcebíades José Magalhães, que fará a ligação com a Rua Lindalva Marques, no Parque do Lago II. “Estamos na reta final, com execução de asfalto, calçamento, plantio de grama e, em seguida, a sinalização viária”, detalhou.
A nova estrutura viária deve promover melhorias expressivas no fluxo de veículos e na segurança no trânsito. A expectativa é de que a Via Parque se torne um dos principais eixos de deslocamento urbano da cidade, desafogando rotas centrais e criando novas opções de tráfego para moradores e visitantes.